domingo, 15 de maio de 2011

Vaga-lume e Aranha viúva negra

Vaga-lume


A luz do vaga-lume é chamada de bioluminicência e serve para aproximar o macho da fêmea e se acende no abdômen e depende de uma substância, a luciferina, que em contato com o ar e com uma enzima, a luciferase, produz uma luz amarelo-esverdeada. É um sistema semelhante ao dos peixes luminosos que vivem em abismos submarinos.

Uma lâmpada incandescente emite apenas 10% de sua energia na forma de luz; o restante é basicamente desperdiçado na forma de calor. Uma lâmpada fluorescente tem um aproveitamento melhor, emitindo 90% de sua energia na forma de luz. Mas nenhuma das duas se compara ao vaga-lume. Com bem poucos raios ultravioletas ou infravermelhos, a luz emitida por esse inseto chega a ter um aproveitamento de energia de quase 100%!


vagalume.jpg


http://www.inforpost.com/2011/03/a-luz-fria-do-vaga-lume-–-provoca-alguma-inveja/

Aranha viúva negra


A fêmea possui coloração negra brilhante, com larga mancha vermelha em forma de ampulheta na superfície ventral do abdômen, e cerca de 1 cm de comprimento. O nome provém do fato de a fêmea geralmente se alimentar do macho após a cópula. cúpula das aranhas tem uma característica peculiar : o macho depois de fazer a corte, dedilhando a teia onde está a fêmea, expele seu esperma em um emaranhado de teias e mergulha as patas dianteiras que parecem uma luva de box, no esperma e introduzem na abertura genital da fêmea. Muitas vezes as patas do macho ficam presas. Quando ele faz força para retira-las acaba perdendo e morre de hemorragia. Algumas vezes ao encontrar o macho morto a fêmea o devora porque o considera uma presa como outra qualquer, podendo dessa maneira, liquidar uns 25 pretendentes.


viva_negra_1.jpg


http://www.oarquivo.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2227:aranha-viuva-negra&catid=74:curiosidades&Itemid=61

Aluna: Maria Clara Sardinha De Castro
Turma: 700
Professora: Leiliandra (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário