sábado, 14 de maio de 2011

Bicho-folha



O "encontroAlinhar ao centro nupcial" desses insetos dura cerca de uma hora. O macho segura a fêmea pelo ovipositor e deposita o esperma. Depois ela procura um local apropriado para colocar seus ovos. Serão 135 dias de vida embrionária. Nascido o Bicho-folha, ele leva cerca de cinco meses para se tornar "adulto", período em que trocam de pele pelo menos umas seis vezes.



Senhor do disfarce, o Bicho-folha, como o próprio nome antecipa, é uma espécie curiosa de inseto. Para passar despercebido, sua camuflagem ora simula uma folha roída por insetos, com pequenos furos como é o caso da espécie Typophillum mortuifolium, ora aparece como se tivesse sido manchada por fungos.



Isso sem falar na própria cor, verde vibrante (que lhe confere também o nome de esperança-folha) ou em tons pasteis, como se fosse folhas secas, prestes a cair no chão. Em alguns casos, apresentam as duas juntas. Aliás, esses insetos não só se parecem com vegetal, mas se comportam como tal.



Durante o dia praticamente ficam imóveis (salvo a presença do vento) e com as pernas esticadas, que simulam gravetos. Só sob uma ameaça muito forte, e para espantar o predador, mimetizam olhos de um animal bem maior do que realmente é. Apesar de todo embuste, pássaros, pererecas, cobras e louva-a-deus, entre outros bichos, cuidam de devorá-los.



Em geral os adultos têm asas, mas não as usam para voar. Na verdade servem como para quedas, quando têm que saltar de uma árvore para outra. Não é só isso: cada espécie possui um tipo de vocalização típica. Vale dizer: já foram descritos até aqui mais de 100 espécies de Bicho-folha.

Fonte: http:\\eptv.globo.com\terradagente\0,0,2,321;15,bicho-folha.aspx


Aluno: Alexandre Quintino Brindeiro Junior Turma: 700

Professora: Leiliandra

Um comentário:

  1. Sim Ou Não E Explique???????
    Qual e a forma do corpo ?
    quantas patas ?
    se possuem antenas ?
    se possue assas?
    se faz motamorfoze:?
    Como ocorre Principais alimentacão?
    Como ocorre a reproducão ?

    ResponderExcluir