terça-feira, 17 de maio de 2011

tatuzinho-de-jardim/lesma-do-mar.


















- O tatuzinho-de-jardim se enrola para se proteger e também para perder menos água do corpo e manter o abdômen úmido e assim poder respirar. Ele pode ficar enrolado por muitas horas, até que o calor diminua e a umidade do ambiente volte ao normal.


Pertence ao grupo dos crustáceos, formado por cerca de 50 mil espécies, entre elas o camarão; mas esse tatuzinho não é comestível como a maioria dos seus primos. É invertebrado, com o corpo flexível e articulado dividido em três partes - cabeça, tórax e abdômen - ligadas uma a outra e cobertas por exoesqueleto (é o contrário da gente, como se nosso esqueleto ficasse do lado de fora).


Possui quatro anteninhas e 24 pernas, divididas entre sete pares usadas para andar (parecidas com as da centopeia), além de mais cinco pares, curtinhas que ficam dobradas sob o abdômen, e funcionam como o pulmão, por onde esse bicho respira.


Vive em lugares úmidos nos jardins, embaixo de cascas de árvores ou pedras, e em matas. Tem hábitos noturnos, permanecendo em abrigos que lhe dão proteção durante o dia, quando é mais quente e seco. Alimenta-se de vegetação em decomposição e seu tamanho varia de meio a 2,5 centímetros.




Lesma do mar



Fingem ser como as plantas, caso raro entre os animais. Podem ser tão boas ou até melhores do que as algas a usar a luz do Sol na obtenção do seu alimento - como agora descobriu uma equipa de biólogos portugueses.



O mistério foi esclarecido de vez em 2008, por uma equipa norte-americana, que encontrou genes do núcleo celular de uma alga... Dentro do núcleo das células de uma lesma-do-mar. Afinal, ao longo da evolução, alguns genes do núcleo celular das algas tinham sido transferidos para o das lesmas. Este tipo de transferência de genes já era conhecido entre bactérias, mas não entre um animal e uma planta.



É por esta razão que as lesmas-do-mar são únicas entre os animais, e não por fazerem fotossíntese. Embora seja raro, conhecem-se outros animais fotossintéticos, como certos corais, que vivem associados a uma microalga (também de uma só célula). A diferença é que esses corais introduzem no seu interior a alga inteira, e não apenas as suas fábricas de energia. O que é único neste grupo de lesmas-do-mar é que apenas incorporam os cloroplastos nas suas células. E, para funcionarem, têm de ter informação vinda do núcleo do animal, pois deixaram de ter o núcleo da alga.



Fonte da lesma-do-mar: http://dapenewenergy.blogspot.com/2010/10/curiosidades-lesma-do-mar-e-movida.html




Fonte do tatuzinho-de-jardim: http://www.dgabc.com.br/News/5782145/por-que-tatuzinho-de-jardim-vira-bola.aspx



Nome: Vinícius da cunha Cabral



Turma: 700




Professora: Leiliandra

Um comentário: