quinta-feira, 2 de junho de 2011

Sanguessuga

A sanguessuga é um Anelídeo que se alimenta do sangue de outros animais. São animais hermafroditos. São assim chamados por produzirem uma substância anticoagulante denominada ierudina. Existem mais de 500 espécies.

- Uso Medicinal
As sanguessugas eram utilizadas na Medicina chinesa, na medicina oriental e mesmo na medicina ocidental. Hoje em dia ainda há necessidade de utilizar anticoagulantes na medicina, mesmo que sejam artificiais. As sanguessugas voltaram a ser utilizadas na medicina em casos de grandes dificuldades circulatórias em membros, visto que a sua acção sugadora força o sangue a circular.Ajudando a manter vivas, as células.Porém, são usadas somente na medicina alternativa, já que essas técnicas exóticas não são aceitas na medicina tradicional.

- Morfologia
O corpo da sanguessuga é achatado e afunilado na extremidade anterior, formando a cabeça, e ainda possui a ventosa anterior que circunda a boca.Possui 32 anéis no seu corpo. Seu comprimento varia de 6 a 10 cm. E a maior sanguessuga do mundo é a Haementeria ghilianii amazônica que mede 30 cm. As cores mais comuns são o negro, o marrom, o verde-oliva e o vermelho.


Escola Almirante Carneiro Ribeiro.
Aluna: Maria Eduarda Sant'Anna Rodrigues de Jesus .
Número: 26 Professora: Leiliandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário