quinta-feira, 2 de junho de 2011

Formiga / Mosquito / Escorpião

Descubra como as formigas carregam 10 vezes seu peso...

Muitos insetos carregam objetos mais pesados que seu próprio corpo, pois precisa de força para transportar alimentos ou para sair de baixo das folhas, galhos, terra...

Eles contam com um esqueleto externo resistente e leve com seis pernas, o que distribui o peso em diferentes pontos de apoio.

O peso que a formiga aguenta é variável de acordo com sua espécie. Destacando a Formiga Saúva que suporta até 15 vezes seu peso.

Só as fêmeas dos mosquitos é que picam os mamíferos.

Os machos são vegetarianos e sequer possuem o ferrão.

As fêmeas necessitam de sangue para desenvolver seus ovos, os quais depois serão depositados em águas paradas, desde que estas águas sejam límpidas.

Daí, a sua predileção por caixas d’água mal-tampadas.

O suicídio do escorpião, na verdade é falso, pois o que ocorre é que quando é posto fogo em sua volta, ele apenas tenta se proteger e fugir, tenta picar na verdade o que está pondo em risco sua vida. Em testes realizados com escorpiões, é quase que impossível seu ferrão penetrar a carapaça quitinosa, e o veneno injetado no próprio escorpião também não faz efeito algum. A verdade é que ele não comete o suicídio.

A cauda do escorpião na verdade não é uma cauda verdadeira, pois perto do seu ferrão, fica o ânus.

Na região norte, os escorpiões são chamados de lacraias e as lacraias são chamadas de escorpiões.

Fonte: http://www.sitedecuriosidades.com/

Aluna: Paulla Victória

Turma 700

Professora: Leiliandra

Sanguessuga

A sanguessuga é um Anelídeo que se alimenta do sangue de outros animais. São animais hermafroditos. São assim chamados por produzirem uma substância anticoagulante denominada ierudina. Existem mais de 500 espécies.

- Uso Medicinal
As sanguessugas eram utilizadas na Medicina chinesa, na medicina oriental e mesmo na medicina ocidental. Hoje em dia ainda há necessidade de utilizar anticoagulantes na medicina, mesmo que sejam artificiais. As sanguessugas voltaram a ser utilizadas na medicina em casos de grandes dificuldades circulatórias em membros, visto que a sua acção sugadora força o sangue a circular.Ajudando a manter vivas, as células.Porém, são usadas somente na medicina alternativa, já que essas técnicas exóticas não são aceitas na medicina tradicional.

- Morfologia
O corpo da sanguessuga é achatado e afunilado na extremidade anterior, formando a cabeça, e ainda possui a ventosa anterior que circunda a boca.Possui 32 anéis no seu corpo. Seu comprimento varia de 6 a 10 cm. E a maior sanguessuga do mundo é a Haementeria ghilianii amazônica que mede 30 cm. As cores mais comuns são o negro, o marrom, o verde-oliva e o vermelho.


Escola Almirante Carneiro Ribeiro.
Aluna: Maria Eduarda Sant'Anna Rodrigues de Jesus .
Número: 26 Professora: Leiliandra

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Lula Gigante

Lula-gigante (Architeuthis spp.) é um cefalópode da ordem Teuthida, conhecido por ser o segundo maior invertebrado existente na terra, perdendo apenas para a lula-colossal. As oito espécies do género habitam as profundezas dos oceanos e podem atingir comprimentos de 10 metros para os machos e 13 metros para as fêmeas, medido desde a barbatana caudal à ponta dos tentáculos. A lula-gigante tem ainda um dos maiores olhos de todas as criaturas vivas, apenas ultrapassadas pelo da lula-colossal. As ventosas dos tentáculos podem atingir até 5 cm de diâmetro. Já foram encontrados diversos exemplos de marcas destas ventosas cravadas nas cabeças de cachalotes, que são predadores das lulas-gigantes. Lula gigante é o maior animal invertebrado
O maior animal invertebrado do mundo é a lula gigante do gênero Architeuthis dux, que pode chegar a medir 18 metros e pesar 900 quilos. Esses misteriosos seres vivem no fundo do oceano, entre 200 e 1000 m de profundidade, e nunca foi vistos com vida, motivo pelo qual se sabe muito pouco sobre seus hábitos. Donas dos maiores olhos da natureza (podem chegar a 30 cm de diâmetro), já deixaram marcas de sua passagem nas regiões temperadas de todos os oceanos. Os espécimes estudados até hoje foram encontrados mortos, boiando por aí, ou no estômago de alguma baleia. A lula gigante ficou famosa no mundo todo através da obra de Julio Verne Vinte Mil Léguas Submarinas.

Nome: Gustavo Dias Gonçalves

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lula- gigante

Professora: Leiliandra

Turma:700