quinta-feira, 26 de maio de 2011

Aranha Espinhosa

Uma grande curiosidade é o fato das aranhas espinhosas não formarem apenas uma espécie, mas um gênero, com mais de 70 espécies; que são encontradas no mundo todo.

Apesar de sua aparência sinistra, são completamente inofensivas. Seus espinhos apenas servem para manter os pássaros longe.

Elas têm o hábito incrível (pra uma aranha) de proteger a cria, colocando “bandeiras” ao redor de suas teias, para evitar que pequenos pássaros fiquem enroscados nelas.

Fonte: http://hypescience.com/as-10-aranhas-mais-bizarras-do-mundo/

Pehtra dos Anjos Bastos Paraquett (30) – Turma 700

Professora Leiliandra


Estrela do Mar / Lesma / Mosca


O grande poder de regeneração da estrela-do-mar é capaz de reconstruir seus braços e voltar a sua forma normal.


As lesmas possuem uma pele muito fina. Vivem em lugares úmidos e sombrios e, assim, não ocorrem grandes taxas de transpiração através da pele, fato que poderia provocar a desidratação desses animais. Essa é a explicação do derretimento do animal, quando jogamos sal nele.



Por que as moscas esfregam as patas quando pousam? Geralmente, a superficie em que ela pousa é suja, então ela esfrega constantemente para limpa-la.

Fonte de pesquisa: http://curiosidadesanimais.blogspot.com/2007/07/estrela-do-mar.html http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_invertebados_moluscos.htm http://www.brasilescola.com/curiosidades/moscas.htm

Nome do aluno: Vitória Gonçalves de Oliveira Turma: 700

Professora: Leiliandra






quarta-feira, 25 de maio de 2011

Louva Deus²


O ritual de acasalamento dos louva-a-deus, que decorre por volta do Outono, é uma época de perigo para os machos da espécie, uma vez que a fêmea muitas vezes acaba por os matar e comer durante/depois do ato. Depois do fato consumado, a fêmea põe entre 10 a 400 ovos numa cápsula endurecida que deposita no chão, superfície plana ou enrolada numa folha. Em algumas espécies, a fêmea permanece perto da cápsula e a protege contra os predadores, em particular algumas espécies de vespa. Após a eclosão, o louva-a-deus nasce como ninfa, que é em tudo igual ao adulto excepto no tamanhomenor e na ausência de asas e de órgãos reprodutores maduros.

Aluna: Isabella
Turma 700
Professora: Leiliandra

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Louva-a-deus

caranguejo


se um carangueijo perder sua pata para um predador,nasce outra por dentro da casca
fonte:livro:"explore o curioso mundo da ciencia"foto:festival do caranguejo
nome:igor ribeiro da costa
turma:700 professora:leila

Cigarra


As cigarras são insetos que voam, alimentam-se de plantas, são muito famosas por seus poderosos cantos e possuem aparência rara
O termo cigarra é a designação comum aos insetos homópteros da família dos cicadídeos, que reúne os maiores representantes da ordem. Existem mais de 1.500 espécies conhecidas deste insetos (sendo que a Carineta fasciculata pode ser considerada como a espécie-tipo brasileira). São notáveis devido à cantoria entoada pelos machos, diferente em cada espécie e que é ouvida no período quente do ano. Os machos destes insetos possuem aparelho estridulatório, situado nos lados do primeiro segmento abdominal, emitindo cada espécie som característico.
A importância da cigarra no ecossistema é positiva, por um lado, por servir de alimento para os predadores e, negativa, por outro, porque constitui-se em pragas de algumas culturas. As suas ninfas vivem alimentando-se da seiva das raízes das plantas, causando sensíveis prejuízos pela quantidade de líquidos vitais que retiram e pelos ferimentos causados às raízes, facilitando a penetração de fungos e bactérias

Aluna: yasmin f.vidal de brito.

Turma:700.

Professora: Leiliandra

Louva Deus


Seu corpo, de formas muito esquisitas, é a adaptado para permanecer camuflado confundindo-se com a vegetação (mimetismo) onde normalmente vive (o corpo fino, esverdeado, alongado e imóvel confunde-se com ramos de qualquer planta e as asas com as folhas).


Fonte da pesquisa: google imagens ,http://www.curiosidadeanimal.com

Nome do aluno: Leonardo Gunnar Touchon L. W. Brasil

Turma:700

Professora: Leila.

Ostra


Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas.

Pérolas são produtos da dor, resultados da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior das ostras, como um parasita ou um grão de areia.
Na parte interna da concha é encontrada uma substância chamada nácar.
Quando o grão de areia penetra as células do nácar, estas começam a trabalhar e a cobrir o grão com camadas para proteger o corpo indefeso da ostra. Como resultado, uma linda pérola vai se formando ali no seu interior.
Uma ostra que nunca foi ferida nunca vai produzir pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada.
Fonte:http://ilumineoseueuinterior.blogspot.com/2011/02/quando-voce-recebe-uma-nova-forma-de.html
Nome:André Victor Viana Campos
Turma:700
Professora:Leiliandra

Barata ²


Perfume Francês

As baratas produzem secreções odorosas de vários pontos de seu corpo, a fim de demarcarem o ambiente. Este cheiro pode alterar o sabor dos alimentos tocados por ela. Quando a infestação é alta, seu cheiro pode ficar impregnado no ambiente e pessoas podem detectar sua presença pelo odor.

AGHH!

Pessoas, especialmente crianças, que não lavam bem os lábios após a última refeição, podem sofrer com as baratas que vem se alimentar de resquícios de alimento em seus lábios, podendo causar um tipo de erupção dérmica, denominada Herpes blattae. Da mesma maneira os cílios, unhas e ferimentos expostos também estão sujeitos à ação roedora das mandíbulas das baratas

http://www.vocesabia.net

Aluno:Jonas Domingues(16)

Turma:700

Profesora:Leiliandra


Estrela-do-mar

Estrela-do-mar


§ As estrelas-do-mar não possuem cérebro, o seu sistema nervoso é ventral e ganglionar.

§ Existem cerca de 1.800 tipos de estrelas-do-mar conhecidas.

§ A semelhança entre homem e estrela-do-mar é que ambos são deuterostomados: o blastóporo dando origem ao ânus, e não à boca como os protostomados.

§ Quando as estrelas do mar quebram uma parte de seu corpo que esteja nas "pontas" (ou seja, seus braços) elas conseguem regenerar um outro criando até uma nova estrela-do-mar ou um braço mais resistente.




Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrela-do-mar

Nome: Matheus Araújo de Amorim

Turma: 700

Professora: Leiliandra

terça-feira, 24 de maio de 2011

Formiga saúva/ Pulga/ Gafanhoto


Gafanhoto



Durante o acasalamento, o gafanhoto fêmea "come" a cabeça do macho para excitá-lo. Muitas vezes o macho acaba morrendo.


Fonte: http://criptopage.caixapreta.org/secao/estudantes/curiosidade ciencias.htm




Pulga




Uma pulga fêmea consome por dia 15 vezes o próprio peso em sangue.



Fonte: http://criptopage.caixapreta.org/secao/estudantes/curiosidade ciencias.htm




Formiga Saúva



As formigas saúvas cortam e carregam folhas e pedacinhos de insetos em decomposição para o interior do formigueiro, porque servem para formar fungos especiais. As formigas se alimentam desses fungos.



Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080420163134AADclOr




Aluna: Rachel Klitzke Silva Barcelos
Turma: 700
Professora: Leiliandra

As baratas


Você sempre acreditou que as baratas seriam os únicos seres a sobreviver a uma explosão nuclear? Pois saiba que é

mentira! Acredita-se que este boato tenha surgido nos anos 60, à partir de relatos de que baratas teriam sobrevivido às bombas de Hiroshima e Nagasaki, porém estes relatos nunca foram confirmados.

É verdade que elas são bem resistentes por serem organismos mais simples (ela pode até viver sem cabeça por várias semanas, até morrer de fome!), tendo poucos genes sujeitos à mutação e mais facilidade em recuperar danos ao DNA. Por isso as baratas resistem a 20 vezes mais radiação que o homem, mas ainda não o suficiente para resistir à bomba atômica...


Fonte:http://trinews.blogspot.com/2008/12/as-baratas-no-sobrevivem-bomba-atmica.html

Aluno:Marcos Vinícius Cruz Rosalino

Professora:Leiliandra

Turma:700


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Spongia e Hippospongia







Espécies do gênero Spongia e Hippospongia são usadas como
esponjas de banho, cujo ápice se deu na década de
30 em locais como Cuba, Flórida e Bahamas.
Atualmente são mais usadas as esponjas sintéticas, principalmente
em razão do menor custo destas.
Os espongiários – ou poríferos – são animais encontrados em
quase todos os ambientes aquáticos, desde regiões
polares a regiões tropicais. Não possuem tecidos diferenciados
e suas cores, tamanhos e formas são variáveis,
de acordo com a espécie e ambiente que ocupam. Podem viver
isolados ou em colônia.
FONTE - mundoeducacao.com.br
TURMA 700
MARCOS QUEIROZ
LEILIANDRA

Por que as lesmas derretem quando jogamos sal sobre elas?

As lesmas possuem uma pele muito fina. Vivem em lugares úmidos e sombrios e, assim, não ocorrem grandes taxas de transpiração através da pele, fato que poderia provocar a desidratação desses animais.

Quando jogamos sal na lesma, ela perde água e se desidrata. Mas, nesse caso, por que ocorre a desidratação? É que o sal se dissolve na superfície da pele úmida do animal, formando uma solução salina, em que a água é o solvente e o sal é o soluto. Essa solução salina é muito mais concentrada em solutos (sais) do que a solução dos fluidos do corpo do animal. Assim, ocorre um fenômeno chamado de osmose, em que a água se desloca espontaneamente de uma solução mais concentrada em soluto para outra menos concentrada, até que essas soluções tenham a mesma concentração. Por isso, a lesma perde muita água e morre desidratada.

Vale lembrar que não se deve fazer isso, porque o animal sofre e isso não é justo. Mesmo um animal pequeno é importante para o equilíbrio do ecossistema.



Fonte:www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_invertebados_moluscos.htm


Aluno: Victor Hugo dos Reis Carneiro

Professora: Leliandra

Turma: 700



sábado, 21 de maio de 2011

Cigarra / Gafanhoto / Grilo



Cigarra ,um animal tão pequeno que consegue fazer um ruido muito alto , seu ruido pode ser ouvido a quase 1 quilômetros de distancia,chega a ser difícil de ouvir a outra pessoa ,O som provem da base do abdome do macho ,de suas membranas que são chamadas de "timbalos".O macho usa esse som para poder cortejar a fêmea .




Gafanhoto ,considerado uma das piores pragas das plantações , se reúnem para comer todas as plantações que vem pela frente .Após o acasalamento a fêmea põe os ovos em um local quente e arenoso, os ovos são colocados em uma espécie de cartucho em forma de lingüiça contendo até 100 ovos. Após depositar os ovos no buraco ela tampa o mesmo com uma espécie de espuma produzida pelo abdômen, esta espuma endurece protegendo-os e impedindo que eles fiquem secos. Com cerca de 10 dias os filhotes saem do ovo e são chamados de ninfas, são perfeitas miniaturas de gafanhotos só faltando as asas. O filhote tem mandíbulas forte e começa a se alimentar devorando plantas logo que eclode do ovo.




Em algumas culturas os grilos são tomados como animais de estimação. Na China, o pouso de um grilo em uma pessoa significa muita sorte, e em várias partes do mundo eles são consumidos como alimento.
Os grilos são encontrados em diversas partes do mundo, e a criação em cativeiro é feita há mais de mil anos em países como a China e o Japão.

Aluno:Gabriela Lopes Gomes Torres
Professoara:Leliandra Turma:700


Lula Gigante



Lula Gigante o maior invertebrado do mundo ,do genero Architeuthis ,pode chegar ate 18 metros e 900 quilos , esse ser misterioso vive no fundo do oceano , em mais ou menos na profundidade de 200 e 100 metros ,nunca foram vistos com vida,motivo pelo qual sabe-se muito pouco sobre seus habitos .

Aluna :Julia Manara D'almeida
Professora:Leliandra Turma:700

Fonte:www.canoinhas.net/noticias/451-curiosidadeslulagiganteomaioranimalinvertebrado.html

Borboletas²




Para onde vão as borboletas quando chove?


Não que as borboletas prefiram os dias ensolarados, mas elas precisam da luz do sol para regular a temperatura do corpo. Quando chove, o sol fica encoberto e as borboletas voam para abrigos. Os locais favoritos são debaixo de folhas, caules, arbustos ou de gramas altas.

Fontes:http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=19363.0


Nome: Catarine Salça Botelho
Turma:700
Profª: Leiliandra